Tudo o que precisas saber sobre os óleos cítricos

Tudo o que precisas saber sobre os óleos cítricos

As frutas cítricas são brilhantes, coloridas e chamam à atenção pelo aroma único e exótico que possuem. Mas sabias que existem óleos cítricos que são especialmente feitos com estas frutas?

Os óleos essenciais cítricos são extraídos das cascas. Possuem aromas que podem funcionar como calmantes ou revigorantes, sendo a categoria de óleos com mais adeptos.

De seguida explico um pouco mais sobre os seus benefícios e como utilizar estes óleos.

Óleos cítricos: Conhece todo o seu poder

Na aromaterapia, é possível encontrar uma grande variedade de óleos cítricos, como laranja, limão, bergamota, tangerina… Este são obtidos da casca das frutas e extraídos através de um processo conhecido como prensagem a frio.

Os cítricos fazem parte dos óleos mais utilizados devido às propriedades que afetam as emoções de forma positiva, melhorando o humor e os níveis de energia. Contudo, também podem atuar como calmantes e relaxantes, como é o caso do óleo de bergamota.

Assim, quando difundidos, são capazes de purificar o ambiente e neutralizar odores. Podem ser combinados com outros tipos de óleos, como as mentas por exemplo, para trazer mais energia ou as especiarias para melhorar a disposição e o humor.

Outra característica importante dos óleos cítricos é que são fotossensíveis. Ou seja, não devem ser utilizados de forma tópica se de seguida tiveres intenções de expor a pele ao sol. Isso porque podem causar manchas e queimaduras.

Vou agora apresentar-te os óleos desta categoria que são mais apreciados no mundo da aromaterapia!

1 – Laranja

A laranja é uma das frutas cítricas mais conhecidas, por isso, o óleo é muito popular. O aroma único abre o apetite, ajuda na digestão e traz ânimo ao espírito.

Também é excelente para proporcionar bom humor e positividade às pessoas e ao ambiente. Pode ser utilizado em difusores e até mesmo em produtos de limpeza para purificar o espaço.

2 – Limão

O limão é reconhecido pelas propriedades purificadoras e desintoxicantes. Apesar de todos os óleos cítricos beneficiarem o fígado e a vesícula, o óleo de limão é o que possui maior influência sobre estes órgãos.  

Se te queres livrar da fadiga e da preguiça, então deves apostar no óleo de limão. Também auxilia na memória, na melhoria da função respiratória e bem-estar. É ainda um excelente repelente contra insetos e suaviza dores de cabeça de diferentes intensidades.

3 – Grapefruit

O Grapefruit ou toranja é uma fruta cítrica muito exótica e é uma combinação agradável entre o pomelo e a laranja doce.

O óleo essencial tem um aroma energizante e refrescante, com uma mistura única entre doce, ácido e amargo. Também ajuda o sistema digestivo, alivia a ansiedade e purifica o ar. Além disso ajuda a eliminar barriga e celulite agora para o verão.

4 – Tangerina

Em geral, quanto mais doce o cítrico, mais suave é o aroma. E este é o caso da tangerina.

O óleo essencial também ajuda a abrir o apetite e a reduzir gases e inchaços. Alguns colocam-no sobre a pele para prevenir estrias. A tangerina tem um efeito calmante, tal como outros cítricos e pode ser usada para aliviar angústia, raiva e traumas.

5 – Bergamota

A bergamota também é uma fruta exótica e não possui nenhuma relação com a flor que tem o mesmo nome.

Apesar de ter um sabor amargo e ácido, o óleo essencial possui um aroma único, que tem presença cativa na perfumaria dos últimos séculos.

O aroma é ao mesmo tempo limpo, herbal e apimentado, tornando-o um excelente calmante e rejuvenescedor. É usado para aliviar sintomas depressivos, ataques de pânico, inspirar confiança e restaurar o equilíbrio hormonal.

Já utilizas este tipo de óleos? Utiliza-os de manhã e começa o teu dia com mais energia e com boa disposição!

Partilhe este post