Qual o melhor difusor de óleos essenciais?

Qual o melhor difusor de óleos essenciais?

Quem é adepto da aromaterapia sabe que existem várias formas de se utilizar os óleos essenciais. Entre as mais comuns estão a aplicação direta na pele (utilização tópica) ou através de difusão. Assim, hoje irei falar especificamente de difusor de óleos essenciais, e como fazer a melhor escolha.

Para fazer a escolha certa é preciso considerar alguns fatores como:

  • O motivo pelo qual está a utilizar o difusor
  • Tamanho do espaço
  • Investimento disponível
  • Preferência pessoal

Tenha em conta que hoje em dia existem já diversas tipologias de difusores de óleos essenciais. Alguns são mais simples, outros mais completos. Porém, todos possuem a mesma função: difundir o óleo essencial.

Na prática, o que muda é o processo pelo qual os difusores propagam as moléculas dos óleos essenciais pelo ar.

Veja a seguir os tipos mais comuns e as suas características.

Difusor de óleos essenciais: Conheça-os ao pormenor

Conforme mencionado, a escolha do melhor difusor de óleos essenciais envolve alguns fatores. E, por isso, a sua escolha pode variar de acordo com as suas necessidades.

Para que possa decidir qual é a opção mais adequada às suas necessidades e preferências conheça de seguida os difusores mais comuns e as suas principais características.

1 – Difusor pessoal

O difusor pessoal é aquele que pode levar sempre consigo. É basicamente um colar com um pequeno difusor, suficiente para carregar algumas gotas de óleo essencial.

Existem vários materiais, modelos e tamanhos disponíveis para escolher o difusor pessoal que melhor combina com o seu estilo.

2 – Difusor de varetas

Já os difusores de óleos essenciais de varetas são indicados para aromatizar e enfeitar a casa. Têm aromas subtis, efeito prolongado e longa duração.

A evaporação no difusor ocorre pelo álcool que contém na composição do líquido perfumado onde as varetas ficam parcialmente imersas.

Esse é um tipo de difusor prático, e o seu único trabalho ao utilizar esses difusores será inverter a posição das varetas periodicamente.

3 – Difusor elétrico

O difusor elétrico não é a opção mais indicada para quem procura retirar todos os benefícios dos óleos essenciais.

Isso acontece essencialmente porque tem de adicionar entre 8 a 15 gotas do seu óleo essencial, o que acaba por ser uma quantidade bastante considerável de gotas de óleo. A par disso a sua principal desvantagem é que o óleo evapora rapidamente, e, portanto precisa ser reposto constantemente, em média a cada 4 horas.

Além disso, difusores que funcionam com recurso ao calor podem diminuir as propriedades terapêuticas dos óleos.

Contudo, este tipo de difusor consome pouca energia, é barato (embora acabe por ficar mais caro a longo prazo devido à quantidade de óleo essencial utilizado), são compactos e aromatizam o ambiente através da evaporação promovida pelo calor da eletricidade. São ideais para pequenos espaços.

4 – Difusor ultrassónico

Esse tipo de difusor é um dos modelos mais recentes, e também o mais caro. Isso porque o modelo ultrassónico gera a evaporação do óleo sem utilizar calor.

Desta forma mantém as propriedades do óleo essencial, o que permite desfrutar de todos os seus benefícios. E, é exatamente por este motivo que este é sem dúvida o modelo mais aconselhado.

Esse tipo de difusor promove a evaporação do óleo essencial ao misturá-lo na água e submetê-los a vibrações intensas. Ou seja, além de difusor, ele também é humidificador e purificador de ambientes.

Alguns modelos têm também uma iluminação em cores calmantes (cromoterapia) que potencializam a ação terapêutica do difusor.

Estes são os 4 modelos de difusor mais utilizados nos dias que correm. Contudo, um ponto que é necessário ter em atenção no momento da compra, e independentemente do modelo escolhido, é a qualidade do material em que o mesmo é construído.

Os óleos essenciais partem as partículas do plástico. E, se o difusor for feito com um material com pouca qualidade, essas microparticulas vão acabar por ser difundidas do ar, acabando assim diretamente nos nossos pulmões.

Resumidamente apesar de todos os modelos promoverem os benefícios da aromaterapia, a opção mais adequada é o difusor ultrassónico. E, tendo essa possibilidade, este é o modelo que deverá adquirir.  

Partilhe este post