Gerir um negócio exige disciplina e compromisso. Afinal, não é fácil ter de lidar com diferentes fornecedores, clientes e questões burocráticas. Devido à quantidade de tarefas e deveres a serem considerados, é muito importante haver organização.
Sem este fator, o bom funcionamento de um negócio será comprometido, e o resultado pode refletir-se em prejuízo financeiro e muitos problemas.
Para que isto não aconteça contigo, no artigo de hoje vou falar sobre a importância de seres organizada para alavancares o teu negócio. Continua a leitura e percebe tudo de seguida!
Organização: Porque este é um traço essencial em qualquer empreendedora de sucesso
Sabemos que não é fácil lidar com a gestão de um negócio. No entanto, a falta de organização pode tornar essa tarefa quase impossível.
Se estás a dar os primeiros passos ou se tens dificuldades em gerir um projeto, algumas mudanças na rotina podem ser a chave para o crescimento.
O primeiro passo para conseguires trabalhar organizadamente é entenderes que não podes abraçar todas as responsabilidades. Especialmente se trabalhas por conta própria e precisas de conciliar as tarefas domésticas com a gestão do teu projeto.
Para que te possas organizar de forma mais eficiente, o ideal é delegares funções, sempre que possível. Além disso, existem outras práticas que facilitam a rotina. Conhece-as.
1. Terceiriza os afazeres domésticos
Apesar da liberdade proporcionada pelo trabalho independente, é verdade que exige muita dedicação para que tudo funcione da melhor forma.
Se também precisas fazer as tarefas domésticas, talvez seja o momento de considerares terceirizar este serviço. Contrata uma empregada que possa ajudar-te nas tarefas que exigem mais tempo.
Não é preciso teres alguém que trabalhe a tempo integral na tua casa. Na verdade, esta pode prestar os serviços periodicamente para que a casa esteja sempre em ordem. Desta forma, terás menos uma preocupação, e podes dedicar-te mais ao teu negócio.
2. Delegar serviços específicos
A gestão de um negócio envolve conhecimento em muitas áreas, como marketing, finanças e administração. Se não consegues dedicar-te de forma produtiva a alguns destes aspetos, podes ponderar delegar algumas tarefas.
Avalia o que mais precisa da tua atenção para o bom funcionamento e desenvolvimento dos negócios. Depois contrata freelancers ou assistentes virtuais para fazer trabalhos secundários como gestão de redes sociais ou serviços administrativos.
Assim consegues garantir a organização e produtividade necessárias para trabalhares noutras atividades ligadas ao projeto que tens em mãos.
3. Planeamento completo
A rotina ensina-nos a perceber quanto tempo levamos a concluir cada atividade. Com isto, é mais fácil fazer um planeamento completo, ou seja, incluir as tarefas que precisas desenvolver ao longo do mês, semana e dias.
A agenda, online ou de papel, é essencial para isto. Nela consegues visualizar como reuniões, eventos e feriados podem influenciar a entrega dos projetos, por exemplo.
Reserva um dia para planeares a tua agenda e começa a semana com um cronograma mais organizado.
4. Cria o teu modo de trabalho e conhece os teus limites
Se és trabalhadora independente, deves abraçar a oportunidade de criar o teu próprio modo de trabalho. E, nunca te deves esquecer de estabelecer limites.
Isso significa aprender a dizer “não” em certos momentos, e principalmente aprender a separar a vida pessoal da profissional. Se estás decidida que aos finais de semana vais dedicar-te à família, não podes atender clientes ou estar a terminar pendências.
E não te sintas culpada! Aprenderes a ter estes limites é fundamental para a tua saúde física e mental.
A chave para uma organização eficiente está relacionada com a tua capacidade de adequares a rotina de trabalho sem te sobrecarregares com tarefas. Começa já um planeamento eficiente e torna-te mais produtiva na gestão do teu negócio!