O que são e para que servem os óleos essenciais

O que são e para que servem os óleos essenciais

Os óleos essenciais são substâncias produzidas, armazenadas e libertadas pelas plantas. As suas principais funções variam desde conservação e reprodução, atração de outros animais para a polinização, até à cura ou regeneração da planta.

Contrariamente ao que possa pensar, a história da utilização destes compostos pelo ser humano é milenar. A sua utilização tem sido muito difundida e apreciada até os dias de hoje como forma de promoção de bem-estar e alívio de sintomas diversos.

Por saber que são cada vez mais as pessoas interessadas nesta temática, hoje resolvi falar um pouco mais sobre os óleos essenciais. Por isso continue a ler e perceba os príncipios básicos.

Óleos essenciais: O que precisa saber sobre este tema

Os óleos essenciais são compostos 100% naturais que podem ser extraídos de raízes, caules, folhas, flores ou de outras partes das plantas.

Nos primórdios da sua utilização, estes óleos faziam parte de banhos, rituais de beleza e até rituais religiosos.

Atualmente estes compostos passaram a ser utilizados também como fonte terapêutica natural. Dependendo do tipo de óleo este pode ser utilizado para:

  • Promoção de bem-estar
  • Alívio de dores e patologias
  • Diminuição de stress

Por que são chamados de óleos “essenciais”

O termo “essencial” está relacionado à “quinta essência”, cunhada primordialmente por Aristóteles.

O filósofo grego acreditava que o universo era composto por quatro elementos básicos (fogo, água, terra e ar). A par destes existia outro, o quinto elemento, que seria uma forma de energia imaterial contida em todas as coisas.

Os óleos essenciais são produzidos pelas plantas através de um processo bioquímico induzido pela luz do sol. Por isso, de um ponto de vista energético, entende-se que essa substância carrega em si a energia vital, conhecida como o princípio da vida.

Daí a utilização do termo “essencial” vinculado aos óleos extraídos das plantas.

Apesar de existirem alguns céticos, o fato é que muitos estudiosos estão empenhados em comprovar as propriedades benéficas dos óleos essenciais. Isso porque, os mesmo têm sido utilizados (com efeitos positivos) ao longo de milhares de anos.

Para que servem os óleos essenciais

Os óleos são conhecidos essencialmente pelas suas propriedades de bem-estar. Estas podem atuar tanto no aspecto físico, como também no campo das emoções e da própria espiritualidade.

Cada óleo essencial possui uma combinação bioquímica específica que traduz a sua propriedade benéfica.

Determinados óleos, como os de eucalipto, lavanda, canela, e melaleuca são capazes de ajudar nos processos de inflamação. Para a intervenção em distúrbios de cunho emocional, o uso destes compostos é feito através de processos de aromaterapia.

Ou seja, ao inalar profundamente o óleo essencial, os componentes aromáticos são processados pelo sistema olfativo no cérebro. Isso ocorre através dos nervos olfatórios.

Estes nervos, por sua vez, estão conectados ao nosso sistema límbico. Ou seja, a parte do cérebro que cuida das nossas emoções, comportamentos e memórias de longo prazo. É por isso que quando sentimos determinado cheiro, como a comida que a avó fazia ou o perfume de alguém, temos tendência a recordar algo.

A resposta do sistema límbico ao aroma dos óleos essenciais pode ser:

  • Revigorante, como quando precisamos de uma dose extra de energia
  • Calmante e relaxante, como quando precisamos diminuir a ansiedade

E o mais interessante em relação aos óleos essenciais, é que o conhecimento a respeito das suas propriedades conduzem-nos ao próprio autoconhecimento em relação aos processos vitais, e o funcionamento do nosso corpo.

Por isso, cada vez mais, através do olhar para a natureza, podemos promover o nosso bem-estar e evolução.

Estude e informe-se cada vez mais sobre os benefícios no uso dos óleos essenciais. Aproveite e sinta as mudanças positivas que estes elementos são capazes de proporcionar à sua vida.

Partilhe este post