A aromaterapia é uma prática terapêutica que tem ganho cada vez mais adeptos. Isso porque ajuda a promover a saúde física e mental, através da promoção do bem-estar. Este método utiliza as propriedades dos óleos essenciais para recuperar a harmonia e equilíbrio do corpo.
Estas substâncias são extraídas das plantas com técnicas específicas, resultando num produto altamente concentrado.
Vou referir tudo o que precisas saber sobre esta terapia, incluindo os seus benefícios e como podes inseri-la na tua rotina.
Aromaterapia: Como os óleos essenciais podem transformar a tua vida
Como mencionei, a aromaterapia é uma prática terapêutica cujos princípios estão relacionados à medicina natural e holística. Ou seja, considera o indivíduo como um todo e não trata somente os sintomas.
A terapia é feita através da inalação dos óleos essenciais puros, substâncias extraídas das plantas, que possuem propriedades curativas. Proporcionam o reequilíbrio entre corpo, mente e espírito.
Quando inalamos um aroma de óleos essenciais, os recetores do nariz enviam sinais para o sistema límbico do cérebro. Este sistema atua no humor e no estado emocional, podendo também ter efeitos fisiológicos no organismo.
Soma-se a isso o facto de o nosso olfato estar diretamente ligado à nossa memória emocional.
Dessa maneira, esta terapia pode atuar no nosso sistema nervoso central. Promove um maior equilíbrio emocional e uma sensação agradável de acolhimento.
Quais são os tipos de óleos essenciais e os seus benefícios?
Existem centenas de óleos essenciais que podem ser utilizados. Cada um tem as suas particularidades, podendo ser aplicados individualmente ou em conjunto.
Podemos dividir estes óleos em 6 espécies principais:
- Cítricos
- Madeiras
- Mentas
- Ervas
- Flores
- Especiarias
Nelas encontramos os óleos de lavanda, canela, limão, eucalipto, camomila… E como atuam para promover o bem-estar?
As propriedades dos óleos essenciais produzem efeitos benéficos no nosso corpo e mente. E, esse é o motivo pelo qual cada vez mais pessoas se rendem à sua utilização
- Dores
- Ansiedade
- Stresse
- Sintomas depressivos
- Transtornos
Inclusive, muitos medicamentos utilizados na medicina tradicional possuem componentes extraídos de óleos essenciais. Como por exemplo o mentol e a cânfora, indicados nos tratamentos de dificuldades respiratórias.
Como podes utilizar os óleos na aromaterapia?
Os óleos essenciais são bastante simples e versáteis em termos de utilização. Deixo-te de seguida algumas dicas simples para poderes tirar o máximo de partido da sua utilização.
1. Inalação
A inalação é a forma mais completa de obter os efeitos e benefícios dos óleos essenciais. Isto porque permite que as moléculas consigam chegar ao sistema límbico do cérebro o que promove benefícios ao corpo e à mente.
A inalações podem ser feitas diretamente do frasco que armazena o óleo essencial. Deves inspirar profundamente e depois aguentar o ar por 2 a 3 segundos, antes de expirares.
2. Difusor
Os difusores também são muito utilizados na aromaterapia. Estes aparelhos funcionam através da vaporização da água, misturada com algumas gotas do óleo essencial. O fumo produzido liberta o aroma por todo o ambiente.
Os difusores são muito versáteis e podem ser encontrados em diversos modelos.
3. Vaporização
A técnica de vaporização é muito indicada para ajudar a minimizar as dificuldades respiratórias ou constipações. Além de libertar o aroma diretamente para o sistema respiratório, permite a inalação de vapor de água que hidrata e relaxa as vias respiratórias.
Para fazeres a vaporização, deves colocar água a ferver num recipiente e depois adicionar algumas gotas dos óleos na água. Inspira o vapor e se possível cobre a cabeça com uma toalha para concentrares ainda mais o vapor.
Se estás à procura de mais saúde e bem-estar de forma natural, a aromaterapia pode ser a solução. Consulta um profissional e percebe os benefícios desta ciência milenar que traz equilíbrio ao corpo, mente e espírito.