4 motivos para gerires o teu negócio com um grupo no Facebook

Anúncios e perfis corporativos já não são uma novidade em relação às estratégias de marketing numa das maiores redes sociais do mundo. Porém, já pensaste que um grupo no Facebook pode trazer benefícios para o teu negócio?

Este recurso pouco explorado pode fazer muita diferença na gestão dos negócios, de forma simples, prática e económica.

Por isso, vou apresentar-te 4 motivos para gerires o teu negócio com um grupo na rede social mais famosa de sempre.

Grupo no Facebook: 4 benefícios de incluíres este recurso na tua estratégia de gestão

O principal objetivo de um grupo no Facebook é disponibilizar um espaço no qual toda a comunidade pode:

·         Partilhar opiniões sobre um assunto específico

·         Compartilhar conhecimento

·         Colaborar com outros utilizadores

·         Fazer novas conexões

Basicamente, é a proposta geral de qualquer rede social, certo? Porém, o grande diferencial destes grupos é que foram criados para debates de assuntos específicos.

É até comum encontrar alguns mais genéricos, como lazer, desporto e culinária. Mas, geralmente, reúnem interesses muito particulares.

Para os negócios, um grupo no Facebook significa uma grande oportunidade não apenas para vender, mas também criar relações com públicos e nichos específicos. Ou seja, consegue-se estabelecer uma audiência mais personalizada.

Em suma, os grupos fazem uma segmentação natural do mercado. Portanto, tens acesso a um público qualificado e interessado em temáticas relacionadas ao produto ou serviço que comercializas.

Vê agora mais 4 benefícios que podes usufruir ao incluíres um grupo no Facebook na gestão do teu negócio.

1 – Aproximar a marca e público

Os grupos de Facebook são excelentes canais para estreitar o relacionamento entre marca e público. Através dos debates e discussões promovidas, o negócio torna-se mais humano.

Ou seja, as pessoas criam uma maior identificação com a proposta. Ao mesmo tempo podem ter uma voz para expressar opiniões, já que neste sistema de fórum, a comunicação é horizontal e democrática.

2 – Aumenta o nível de engagement

Aqui, mais uma vez a humanização da marca através destes grupos é um fator benéfico já que pode aumentar o nível de engagement. As pessoas querem interagir com outra pessoa e não com um símbolo.

Esta é a razão pela qual os perfis empresariais não têm tanto alcance e interação.

Mas, ao criares um grupo no Facebook para o teu negócio, a tua audiência irá sentir-se mais à vontade para partilhar anseios e necessidades. Isto porque a comunicação acontece com alguém com quem se identificam.

3 – Compreender o que os clientes da tua empresa pensam

Conversar com o público é a melhor maneira de compreenderes mais sobre o comportamento, interesses e opiniões. Uma maior aproximação possibilita lapidar a persona, o que é muito valioso numa estratégia comercial.

Com este conhecimento mais aprofundado, os clientes da empresa podem até participar em algumas decisões. Por exemplo, faz um debate no grupo sobre o que os integrantes acharam da vitrine nova ou do conteúdo novo.

O benefício está na possibilidade de fazer ajustes para se adequar sempre à necessidade do público. O facto de se sentirem especiais e relevantes para a marca fará toda a diferença.

4 – Aumenta o alcance orgânico

No início de 2018, tivemos um anúncio do Facebook em relação às mudanças no algoritmo. A partir de então, foi reduzida a exibição de publicações no feed dos utilizadores, que passaram a ver mais publicações de amigos, familiares e grupos.

Porém, o que poderia prejudicar uma estratégia, acabou por se tornar numa nova oportunidade de aproximar marca e consumidores.

Isto porque enquanto a exibição das publicações de páginas sofre restrições, a visibilidade orgânica dos grupos aumenta.

Por tudo isto, deves incluir mais este recurso na tua estratégia de gestão. Cria um grupo no Facebook e vais perceber que pode trazer melhores resultados ao teu negócio!

Partilhe este post