Quantas vezes já pensaste que o teu dia precisa ter mais do que 24 horas para dares conta de tudo o que precisas fazer? E, se por acaso o teu dia tivesse mais horas, achas mesmo que ias conseguir fazer tudo o que precisas? Na verdade, a solução pode ser mais fácil do que parece. Basta fazeres uma gestão de tempo mais eficaz.
A verdade é que temos tempo suficiente para cumprir a nossa rotina. Mas, o que pode estar a faltar é a capacidade de gerir as prioridades de maneira eficiente. Isto porque, de forma simples nós gerimos as prioridades e não o tempo.
Isso é possível através de técnicas simples, mas que trazem um excelente resultado e certamente vão ajudar-te a organizar melhor a rotina. Queres saber quais são essas técnicas? Continua a ler e descobre 5 dicas valiosas sobre este tema!
Gestão de tempo: 5 estratégias para quem deseja otimizar o tempo
Mas o que é afinal a gestão de tempo ou gestão de prioridades? De forma simples é o processo de organização e planeamento do tempo que temos disponível e alocá-lo às várias tarefas que precisamos desenvolver.
É importante perceber que o fato de estares constantemente ocupada, não vai aumentar a tua produtividade. Na verdade, estar ocupada e ser produtiva são coisas muito diferentes.
A nossa cultura acabou por considerar o “estar ocupada” como algo normal. Porém, há diversas razões para nos sentirmos sempre tão ocupados até ao ponto de ficarmos sobrecarregados de tarefas.
Algumas delas são a falta de prioridades claras, as interrupções e distrações constantes, o velho hábito de procrastinar…
Para gerires melhor o teu tempo precisas de gastá-lo nos lugares certos e na realização das tarefas certas. A tua gestão deve estar relacionada com o conhecimento das tuas prioridades e obrigações.
Tem em conta que não podes priorizar somente a vida profissional, é preciso cuidares também de todas as outras áreas da tua vida.
A partir de agora vais conhecer 5 estratégias que te vão ajudar a organizar a rotina e administrar o teu tempo.
1 – Identifica prioridades
Porque é que algumas pessoas conseguem tirar o máximo proveito das 24 horas do dia e tu não? A resposta pode estar no simples facto de algumas pessoas conseguirem fazer uma boa gestão das tarefas que precisam fazer ao longo do dia.
E isso é algo que também está ao teu alcance. Um bom começo é identificares quais são as tuas prioridades.
2 – Faz um planeamento semanal
Identificadas as prioridades, é hora de organizares e planeares como será a tua semana. Para isso, nada melhor do que a já conhecida agenda. Pode ser em papel ou digital, o importante é que o planeamento seja eficiente.
Reserva uma hora (ao domingo por exemplo) para fazeres um planeamento das tuas atividades da semana. Também deves analisar as pendências, os projetos pessoais e até profissionais que precisam ser concluídos.
Este planeamento semanal poderá ser modificado, se necessário, com o decorrer da semana.
3 – Reduz distrações
Quanto tempo por dia passas nas redes sociais? A internet é uma das maiores distrações dos tempos modernos. Podemos passar horas a explorar blogs, perfis e páginas sem dar pelo tempo passar.
A verdade é que estes momentos de distração são importantes. Tens somente de ter cuidado para não exagerares na dose e deixares o resto das atividades por fazer. É muito melhor cumprires todas as tarefas e só depois aproveitares estes momentos de descontração.
4 – Acaba com a procrastinação
A procrastinação é um dos fatores que mais afeta negativamente a produtividade. Além disso, pode resultar num gasto desnecessário de tempo e energia. De uma maneira geral, procrastinamos as tarefas mais complicadas ou as menos prazer nos dão.
Uma dica é pensares sempre no porquê daquela tarefa ser importante e qual será o resultado a curto, médio e longo prazo.
Além disso, tens sempre a opção de dividir essa tarefa em subtarefas mais simples que podem ir sendo feitas. Para quem tem essa possibilidade, delegar a mesma também é uma excelente opção.
5 – Tem uma rotina
Ter uma rotina ajuda a manter a execução das tarefas dentro do cronograma planeado.
Na gestão de tempo pessoal é importante determinares tempo para as atividades diárias. Falo de arrumar a casa, levar os filhos à escola, ver os e-mails de trabalho…
Estabelecer uma rotina além de ser mais saudável, deixa-te mais segura, pois sabes como começa e termina o teu dia. Deste modo consegues distribuir melhor o tempo que vais gastar em cada tarefa, certificando-te da conclusão de cada uma delas.
Lembra-te sempre de utilizar a coerência e a flexibilidade. A rotina deve ser feita de acordo com a tua rotina. De nada te adianta estabelecer hábitos que não fazem sentido e que não caibam no teu tempo.
Toma as rédeas da tua rotina ao colocar em prática as nossas dicas para melhorares a tua gestão de tempo!