5 dicas para aumentar a tua produtividade!

Já te aconteceu teres imensas coisas para fazer e não saberes por onde começar? Vou dar-te algumas dicas para conseguires fazer as tuas tarefas e não te sentires sobrecarregada.

Antigamente não fazia listas. Ia fazendo as tarefas que me ia lembrando serem importantes e achava que funcionava bem. Na verdade, muitas vezes funcionava bem. Mas o que descobri após começar a ser sistemática com listas de tarefas foi a rapidez com que fazia as coisas e a pouca energia que gastava a tentar lembrar-me do que tinha que fazer. Maior eficácia menos cansaço.

Vou te dar algumas dicas para te ajudar a conseguires fazer aquilo que realmente é importante no teu dia-a-dia e aumentares a tua produtividade.

Dica 1 – Lista de tarefas

Coloca todas as tuas tarefas numa folha de papel. Lista todas as tarefas sem as colocares por ordem de importância.

Dica 2 – Organização de tarefas

Se tiveres mesmo muitas coisas para fazer cria duas colunas: uma para tarefas privadas outra para tarefas profissionais.

Dica 3 – Prioridade das tarefas

Começa o dia a olhar para as tuas tarefas e escolhe as 3 tarefas pessoais prioritárias e as 3 tarefas profissionais prioritárias. Decide o que vais fazer nesse dia e esquece o resto.

Dica 4 – Revisão das tarefas

Termina o dia a olhar para a tua lista e a verificar se cumpriste o que tinhas decidido fazer nesse dia. Senão conseguiste, não te culpes nem te julgues. Nem sempre conseguimos. Ser organizada e sistemática também se aprende e pode demorar. Olha para as tarefas que não fizeste e tenta perceber porque não as fizeste. O simples facto de planear o que vamos fazer, fazer (ou não) e rever no fim do dia o que fizemos é um grande avanço na sistematização, organização e sucesso do nosso dia-a-dia.

Dica 5 – Novas lista

Volta a escrever toda a lista e acrescente outras tarefas que te lembres no momento. Nesta altura deves estar a pensar que é perda de tempo escrever todas as tarefas novamente. Acredita que não. O nosso cérebro vai inconscientemente criar um plano para as executar. Também, o facto de vermos na nossa lista uma tarefa que estamos a evitar fazer e escreve-la 10 ou 20 vezes, vai dar-nos mais clareza da sua urgência (ou não) e menos desculpas para não a fazer. Depois, no dia seguinte segues a partir da dica 3.

Com estas 5 dicas as tuas tarefas vão sendo cada vez mais fáceis de fazer e sobretudo o teu dia vai estar mais organizado com menos caos. Experimenta este método por 30 dias. Estudos mostram que precisamos de algum tempo para o nosso cérebro se adaptar a uma nova rotina e ter sucesso. Se usares esta técnica por 3 ou 5 dias e não vires resultado não desistas. Compromete-te a fazer durante 30 dias e depois partilha o teu resultado.

Partilhe este post