Nós, seres humanos, reagimos às situações que surgem nas nossas vidas através das emoções. E podes não acreditar, mas os variados estados emocionais a que estamos sujeitos afetam diretamente a nossa vida.
O nosso corpo produz sintomas físicos em resposta às emoções. Por exemplo, quando ficas ansiosa sentes as mãos a tremer, o coração a bater forte e tens suores frios.
Todas estas reações são as emoções a comandar o nosso corpo e a atuar como um mobilizador do comportamento humano.
Se queres saber mais sobre como estes sentimentos afetam a tua vida, continua a ler este artigo e percebe a influência das emoções.
Emoções: Por que é importante cuidar também da saúde emocional?
As emoções são capazes de afetar diretamente a nossa vida. Por exemplo, o acúmulo de sentimentos ao longo do tempo tem a capacidade de preservar a saúde ou de interferir no aparecimento de doenças.
Somos aquilo que sentimos. Esta influência ocorre através das emoções, porque adicionamos à corrente sanguínea elementos químicos que fazem com que o nosso corpo tenha respostas fisiológicas.
Emoções positivas estimulam a produção de uma substância chamada oxitocina. À medida que esta é absorvida pelo nosso organismo, os vasos sanguíneos dilatam. E isso propicia a diminuição da tensão arterial.
A conclusão que se tira disso é que quem produz oxitocina com frequência tem menos chances de desenvolver doenças cardíacas.
Em contrapartida, emoções negativas estimulam a produção de cortisol, substância associada ao stresse. Este tipo de sentimento faz com que o corpo entre num estado de alerta, como se estivesse a correr algum risco e precisasse de “lutar ou fugir”.
O resultado é que essa substância produzida acaba por ser absorvida, agindo como uma espécie de veneno que intoxica o organismo. Isso ocorre cada vez que sentimos medo, raiva, ansiedade, ou outras emoções negativas.
Diversas pesquisas e estudos indicam que somos seres absolutamente integrados. E também provam que as emoções e pensamentos influem na química, nas hormonas e no funcionamento do sistema imunitário.
Daí a grande importância de cuidar não só da saúde física, mas também da emocional. Esta caracteriza-se pela capacidade de controlar e gerir as alterações de comportamento que influenciam as nossas atividades cotidianas.
O que posso fazer para cuidar da minha saúde emocional?
Gerir bem as emoções é importante para o funcionamento do corpo e da mente. Se por acaso houver um desequilíbrio pode resultar num esgotamento mental e no aparecimento de doenças de natureza física ou psíquica.
Vê algumas dicas que vão ajudar-te a trabalhar melhor as emoções, preservando a saúde do teu corpo.
1 – Investe em comportamentos positivos
A autoestima deve ser sempre cultivada através de comportamentos e atitudes positivas. Muda o visual, modifica o teu estilo, experimenta um hobby novo, caminha na natureza… Enfim, investe naquilo que te faz sentir bem.
Melhora a tua atitude e aproxima-te de pessoas alegres, motivadoras, que possam ajudar-te a gerir de forma positiva as emoções e a crescer pessoal e profissionalmente.
2 – Melhora a alimentação
Cuidar da alimentação é uma ótima forma de te manteres emocionalmente saudável. Uma nutrição adequada pode prevenir comportamentos de irritabilidade e sintomas de depressão.
Ter uma dieta composta pelos nutrientes certos ajuda a melhorar o funcionamento do cérebro, pois acalmam e diminuem os sintomas de ansiedade.
3 – Pratica atividades que te dão prazer
Fazer atividades que te dão prazer é uma ótima maneira de equilibrar as emoções. Além de acalmar e ajudar na concentração e canalização de sentimentos, estas estimulam a inteligência e as habilidades sócio emocionais.
E não te esqueças que o autoconhecimento é muito importante para descobrir o que gera emoções positivas e negativas que afetam a tua vida.
Elimina tudo o que possa fazer-te mal para reduzires as emoções negativas. Aprende a dizer não. Foca os teus esforços em bons sentimentos a fim de preservares a saúde do corpo e mente.