Um dos pilares, talvez o principal, que sustenta o alcance do sucesso, é a construção de um relacionamento de proximidade com o cliente. E quando falamos do marketing multinível, isso só é possível através da marca pessoal.
A concorrência é uma característica de qualquer segmento do mercado. Independentemente do setor, todas as marcas e empresas procuram convencer o público-alvo de que os produtos ou serviços que oferecem são melhores que os da concorrência. E o mesmo acontece quando se representa uma marca própria.
Para saberes como criar a tua marca e levares o teu negócio de Multinível ao próximo patamar, continua a ler e conhece as principais dicas!
Marca pessoal: O que é e como criá-la para alavancar as vendas no MML
Quando se trata de vendas, é claro que a qualidade do produto é muito importante para trilhar o caminho do sucesso. Mas pensa, no marketing multinível, se todos estão a vender o mesmo produto, porque é que uns se destacam mais do que outros?
É preciso algo a mais, um diferencial que vai fazer com que tu te destaques e conquistes uma posição distinta dentro da rede.
Mas, o que deve ter uma marca pessoal para atingir tal objetivo? Explico-te de seguida.
1 – A importância do autoconhecimento
Para que a tua marca tenha o desempenho desejado é fundamental o autoconhecimento. A partir das informações que tens sobre ti mesma, será possível construir algo que realmente te represente.
Isso porque o autoconhecimento possibilita a coerência necessária. A partir do autoconhecimento, tu reconhecerás os teus valores, a tua missão enquanto profissional e as tuas principais características.
Tais fatores são de extrema importância para a construção da marca pessoal. Com esta marca poderás transmitir uma boa imagem sobre ti.
Muitas vezes, as pessoas procuram construir imagens que realmente são bastante eficazes e até mesmo populares nos respetivos nichos de mercado. Porém, podem não fazer sentido nenhum para elas mesmas.
E isso é muito nocivo, não só para a carreira profissional como também para os campos energéticos e emocionais.
Por isso, é muito importante que te conheças! Para que tu e a tua marca sejam uma só. Em suma, investir em autoconhecimento vai garantir a construção de uma marca verdadeira, autêntica e coerente.
2 – Valorização do potencial
Juntamente com o autoconhecimento, deves aprender a valorizar o teu potencial. Também é importante trabalhar os aspetos positivos e que podem contribuir para o teu sucesso profissional.
Entende que não existem habilidades que não consigas aprender ou desenvolver. Mas não penses que construir uma marca pessoal é sobre criar profissionais padronizados e robotizados.
O facto é que quando te conheces e percebes que características te podem levar ao sucesso, o processo da valorização torna-se muito mais simples.
Por exemplo, se consideras que o teu poder de persuasão é muito satisfatório, ler e aprender mais sobre o assunto vai fazer com que essa habilidade seja otimizada e reconhecida. E isso acaba por promover um maior crescimento.
3 – Trabalha a comunicação
Ter habilidades para comunicar é muito importante. Vale a pena destacar que comunicar não significa somente falar! Ouvir também é uma etapa da comunicação. Saber falar e saber ouvir o cliente são habilidades necessárias.
Afinal, é através da comunicação que farás grande parte da exposição da tua marca. Uma boa forma de melhorar esta habilidade é investir na leitura e participar em palestras.
Percebes como não basta ter um bom produto se não investires na construção da tua marca no MML?
Só tu podes encontrar o teu diferencial. É algo intrínseco à tua personalidade e torna-te única. Faz um exercício de autorreflexão, e percebe as tuas habilidades e características. Lembra-te sempre que as pessoas compram de pessoas! Compram pelo teu estilo de vida e pela energia que tu lhes transmites.
Ao trabalhar estes aspetos, naturalmente a tua aura irá atrair cada vez mais pessoas que podem acrescentar ainda mais valor à tua marca pessoal e ainda à tua vida em geral.