Todos sabemos que para haver uma rotina equilibrada, tens de dedicar-te igualmente aos aspetos da vida pessoal e profissional. Entretanto, sem organização, é quase certo que vais acabar por negligenciar a família ou a carreira. Com isto, torna-se evidente a importância de teres uma agenda.
Para não te perderes na gestão das prioridades do dia-a-dia, é importante criares o hábito de utilizar esta ferramenta. Porém, deves saber organizá-la de forma eficiente, principalmente se és uma trabalhadora independente.
Ainda não estás convencida de como esta simples ferramenta pode melhorar a tua qualidade de vida? Então continua a ler e conhece as vantagens de ter uma rotina mais organizada.
Agenda: Como esta ferramenta nos ajuda a ter uma rotina mais equilibrada
Tens o privilégio de trabalhar de forma autónoma, mas sentes que mesmo com toda essa liberdade não consegues ter uma rotina produtiva? Talvez o que esteja a faltar na tua vida é uma agenda bem organizada.
E quando falamos em produtividade, não me refiro ao facto de conseguires fazer um milhão de tarefas ao mesmo tempo, até chegar à exaustão. Pelo contrário, seres produtiva significa gerires o tempo de maneira a cumprires as tuas atividades de forma eficiente.
O primeiro passo para seres produtiva é criar uma rotina, o que significa definir horários para cada tarefa. Tens de saber priorizar e equilibrar o tempo dedicado ao trabalho, à família e a ti própria.
Para que essa rotina seja mais funcional, deverás planeá-la com o auxílio deste acessório. Assim, vais conseguir alcançar inúmeros benefícios.
1. Ser mais disciplinada
Ser organizada e disciplinada não é um dom natural das pessoas, mas sim fruto do hábito. Quando não somos ensinados desde a infância a desenvolver estas habilidades, sofremos as consequências enquanto adultos.
Por isso, muitas pessoas têm uma grande dificuldade em ter uma rotina produtiva quando trabalham de forma independente. Mas ficas a saber que é possível aprender a ter disciplina e ser organizada a qualquer momento, basta colocares em prática as estratégias para tal.
A criação de uma rotina com horários e tópicos específicos para cada dia da semana é uma das principais dicas para melhorares a gestão do tempo e seres mais produtiva.
2. Ser mais produtiva
Conforme mencionei, a produtividade não está associada à capacidade de fazer muitas coisas rapidamente, mas fazer coisas com qualidade e praticidade, sem te sobrecarregares. Em suma, é um modo de utilizares o teu tempo com inteligência e organização.
Potencializares a tua produtividade é algo que só depende de ti e das tuas atitudes. Dá o primeiro passo e analisa como é a tua vida. Verifica que horários funcionam melhor para te dedicares ao trabalho, o que pode ser flexibilizado e o que é prioridade.
Seres produtiva significa canalizares a tua energia e direcioná-la de forma eficiente rumo aos teus objetivos.
3. Conciliar diversos aspetos da tua vida
A vida não se resume ao trabalho. Com uma ajuda é possível dedicares parte do teu tempo a outros aspetos que também são muito importantes.
Não negligencies o tempo em família ou com amigos. Fortalecer os laços com aqueles que fazem parte do nosso círculo de convivência é fundamental para se ter uma vida mais feliz.
Ter um tempo para ti é igualmente importante. Alivia o stress ao investires em algo que te proporcione prazer, como desporto, leitura ou aprender um instrumento…
O importante é teres algum tempo livre apenas para ti! Momentos de lazer são capazes de renovar as nossas energias para conseguirmos fazer todas as tarefas.
Chegamos ao fim deste artigo com a conclusão de que a melhor parte de criar a própria agenda é garantir a qualidade de vida.
Sê sábia para explorares de maneira eficiente todos os benefícios que a agenda pode proporcionar. Aproveita essa liberdade e tem uma vida mais plena e feliz!