A importância da criatividade na comunicação de um negócio

A importância da criatividade na comunicação de um negócio

Afinal, o que é ser criativo? Pode ser um tanto ao quanto difícil definir o que é a criatividade, mas sem dúvidas está relacionada à capacidade de criar e transformar.

No universo corporativo, a pessoa considerada criativa é capaz de formular teorias, inventar produtos, produzir conteúdos atrativos, encontrar soluções diferenciadas e elaborar ações que cativam o público.

Ou seja, é uma característica fundamental para garantir o sucesso de um negócio, independentemente da sua tipologia. Mas será que a criatividade é um dom, ou será possível desenvolver essa habilidade? E qual é a sua importância na comunicação de um negócio?

Para conheceres a resposta destas e outras perguntas, continua a ler que vou contar-te tudo!

Criatividade: Como influencia o desenvolvimento dos negócios

Primeiramente, sabe que a criatividade é uma habilidade que pode ser adquirida através da experiência e estímulos.

Esse é um traço de personalidade muito procurado no mercado de trabalho e as empresas valorizam profissionais criativos e inventivos.

Isso ocorre devido à alta competitividade e ao novo perfil dos consumidores, que exige das empresas a capacidade de criar coisas novas e de aperfeiçoar os processos.  Portanto quem investe nessa qualidade só tende a ganhar.

Vê a seguir alguns dos motivos pelos quais a criatividade é muito importante na comunicação e sucesso de um negócio.

1 – Maior probabilidade de desenvolvimento do negócio

Através da comunicação criativa é possível encontrar boas ideias e soluções inusitadas para circunstâncias que aparentemente não teriam resolução.

2 – Aumenta a competitividade das empresas

As organizações que contam com gestores e colaboradores criativos têm a capacidade de inovar, o que agrada muito o mercado atual. Com isso, conseguem maior destaque perante a concorrência.

3 – Ajuda a resolver conflitos

No ambiente corporativo não é incomum encontrar diversos tipos de conflitos de ideias e opiniões.

Entretanto, através de uma comunicação criativa entre os colaboradores os problemas podem ser resolvidos a partir de ideias não centralizadas e mais abertas.

4 – Comunicação mais assertiva

Ser criativo na comunicação vai fazer com que um negócio seja mais assertivo na implementação de um projeto e relacionamento com o público.

Isso afeta positivamente o posicionamento da empresa no mercado, e assim aumenta ainda mais as hipóteses de ter um negócio bem sucedido.

5 – Adaptação às diversas realidades

Muitas empresas, especialmente as PME’s, contam com um orçamento limitado. Isto faz com que nem sempre seja possível implementar na prática as estratégias que se gostaria por falta de disponibilidade de investimento.

E é aí que entram os gestores e colaboradores criativos, que conseguem, muitas vezes, criar ações com a improvisação de soluções e recursos reduzidos.

6 – Promove a colaboração

A criatividade aplicada na rotina de uma empresa proporciona uma visão mais ampla e sistémica dos negócios. Com isso, é possível desenvolver conexões e soluções de forma colaborativa entre os funcionários.

7 – Proporciona melhores resultados

A criatividade é uma das grandes responsáveis pelo sucesso de uma empresa. Através desta cria-se e inova-se, gerando maior visibilidade no mercado.

Com isso, a organização só tem a ganhar em resultados e, consequentemente, em faturação.

Para estimular a criatividade no ambiente de trabalho, é preciso sair do padrão, e focar-se no que deseja realizar. A partir daí pensa em alternativas para conseguires conquistar esse resultado.

Procura incentivar essa característica na hora de solucionar problemas, de criar ações internas, de desenvolver novos métodos, de elaborar processos e de otimizar as procuras.

Lembra-te, é necessário apostares na criatividade para consolidar uma posição de destaque, e principalmente, à frente da concorrência. Assim fidelizas o consumidor através de ações comunicativas criativas.

Partilhe este post