Os alimentos são essenciais para a sustentação da vida. Mas para que a alimentação seja feita de maneira correta os alimentos têm de ser ingeridos na quantidade e variedade adequadas. Se aplicas estes fatores podes afirmar que tens realmente uma alimentação saudável.
Aqueles que não seguem uma rotina de alimentação nestes parâmetros dificultam algumas funções básicas do organismo. Isso faz com que o mesmo não consiga prevenir as doenças causadas por uma má alimentação.
Um menu equilibrado ajuda o sistema imunitário, melhora o humor e a memória, reduz o cansaço e o stresse. Ainda pode aumentar a qualidade do sono, prevenir o envelhecimento precoce da pele, entre muitos outros benefícios.
Para conheceres em mais detalhe a importância de uma boa alimentação para a saúde, continua a leitura!
Alimentação Saudável: Conhece os benefícios de manter uma dieta mais equilibrada
É interessante iniciar este artigo a reverter o mito de que a alimentação saudável está relacionada com a quantidade ou o valor energético dos alimentos.
As pessoas que consomem mais alimentos não possuem mais saúde do que as que consomem menos.
O que torna uma dieta saudável é a variedade e o equilíbrio na escolha dos alimentos. Desta forma é possível fornecer ao organismo os nutrientes necessários para o seu correto funcionamento.
A seguir, deixo-te alguns dos principais benefícios que comer bem pode trazer para a saúde.
1 – Diminuição e manutenção do peso
Talvez um dos benefícios mais conhecidos da alimentação saudável seja este. A reeducação alimentar não é sinónimo de dietas drásticas e restritivas, e sim de equilíbrio e saúde.
2 – Melhoria da disposição
Comer adequadamente melhora a nossa disposição e fornece à mente a tranquilidade para enfrentar as tarefas do dia a dia.
Frutos secos, por exemplo, são fontes imediatas de força e energia. Inclusive, antes da atividade física, é interessante a sua ingestão para garantir um melhor desempenho na prática da atividade.
3 – Melhoria do humor e combate ao stresse
Sim é verdade, comer bem pode melhorar o humor. Existem alguns alimentos que são fontes de serotonina (conhecida como a hormona da felicidade), como a banana e o chocolate.
O espinafre, por exemplo, possui vitamina B e ácido fólico. Dois nutrientes que atuam no sistema nervoso e que ajudam a combater o stresse.
Tem em conta que uma alimentação desequilibrada provoca desequilíbrio na regulação dos intestinos, que são considerados o segundo cérebro. Daí que uma alimentação pobre e com excesso de comida processada pode provocar stress e ansiedade.
4 – Prevenção de doenças
Os alimentos são os principais atuantes na prevenção de doenças, desde que sejam ingeridos na proporção adequada.
Por exemplo, vegetais como brócolos e espinafres fortalecem o sistema imunitário. A cenoura e a cebola são ricas em antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento precoce das células.
5 – Fortalecimento dos ossos
A maioria de nós, ouve desde pequeno a importância do cálcio para a saúde dos ossos. O que pouca gente sabe é que quando o cálcio está presente junto com o ferro, essa função potencializa-se.
Estes nutrientes estão presentes em alguns alimentos, como os brócolos, soja, espinafre, oleaginosas e vegetais de cor verde escura. Leite e derivados também são boas fontes de nutrientes e fortalecem os ossos.
Embora haja uma elevada fonte de cálcio em produtos de origem animal, uma vez que sou vegetariana, partilho contigo somente os que fazem parte da minha alimentação.
6 – Regula o funcionamento do organismo
Para que o corpo funcione corretamente, cada órgão necessita de nutrientes para fazer com que o nosso organismo trabalhe no seu máximo potencial.
Uma má alimentação tem um preço, seja mais cedo ou mais tarde. Pode manifestar-se com um déficit nutricional, ganho ou perda de peso em excesso, doenças, metabolismo lento…
É importante frisar que não conseguimos obter dos alimentos as vitaminas e minerais necessários para o correto funcionamento do organismo. Assim sendo, um bom suplemento alimentar pode colmatar essas deficiências.
A dōTERRA® tem os melhores suplementos do mercado nesse âmbito. E, o melhor de tudo é que são 100% biodisponíveis.
Percebes como a alimentação saudável faz toda a diferença para se ter uma vida mais longa e com saúde? Para introduzires o hábito de uma dieta equilibrada na tua rotina, é importante:
- Estabeleceres horários para as refeições
- Beberes mais água e evitar refrigerantes e álcool
- Consumires frutas, legumes e verduras de origem biológica diariamente
- Aumentares o consumo de fibras
- Tomares suplementos e probióticos
- Mastigares bem os alimentos
- Fazeres todas as refeições sentada e sem distrações
- Cozinhares os teus próprios alimentos
- Usares alimentos biológicos por causa dos tóxicos
- Evitares alimentos com conservantes
Ao aplicares estes hábitos e dicas que te deixo, vais dar um passo em frente rumo a uma alimentação saudável. Isso significa uma vida igualmente mais saudável, repleta de bem-estar e mais energia.