A gestão financeira pode ser compreendida como a habilidade de gerir o capital do teu projeto e multiplicar o património existente. Isto é essencial para a sustentabilidade de qualquer negócio.
Afinal, o teu objetivo é obter lucros e para isso é necessário garantir que faturas o suficiente para cobrir gastos e também gerar receitas. Mas, para ter sucesso nessa tarefa não basta vender muito.
É preciso olhar para os custos, planear o orçamento, controlar o stock e várias outras ações que garantem a saúde financeira de qualquer projeto.
Por isso, vou falar sobre 5 cuidados que deves ter na parte financeira do teu negócio!
Gestão financeira: Conhece 5 dicas essenciais para gerir o capital do teu projeto empreendedor
Todos os empreendedores sabem que para o negócio crescer é preciso ter recursos disponíveis. Caso contrário, não será possível, por exemplo, comprar um novo equipamento, contratar novos profissionais ou investir em tecnologias.
Por isso, a gestão financeira, quando é feita da forma correta, é capaz de otimizar a utilização dos recursos. Desta forma os processos do negócio tornam-se mais eficientes e evitam-se prejuízos e desperdícios.
Vê de seguida 5 dicas que te vão ajudar a colocar as finanças do teu negócio em dia!
1 – Faz um planeamento financeiro
O planeamento financeiro tem como objetivo definir quais são as metas que queres alcançar. Este ponto deve ser revisto periodicamente.
Isso porque um negócio está sempre em movimento, seja devido a novas missões organizacionais ou por impacto da economia do país. Por isso, deves estar atenta a este aspeto para que continues a apresentar um crescimento eficaz.
2 – Atenção ao fluxo de caixa
Através do fluxo de caixa é possível verificar todas as entradas e saídas de capital num determinado período. Por isso é essencial teres atenção a este aspeto para fazeres uma gestão financeira adequada.
As informações obtidas com a observação do fluxo de caixa permitem identificar o orçamento que tens disponível. Seja para realizar novos investimentos ou para perceber se os custos não ultrapassam as receitas.
3 – Cuidado com os custos fixos
Qualquer negócio possui custos e neste termo podemos incluir:
- Compromissos
- Gastos fixos (contas de energia, água, gás…)
- Pagamento de fornecedores
- Arrendamento do espaço
Mas, o importante é estes custos não ultrapassarem as tuas receitas. O que mais uma vez prova o quanto é fundamental teres um plano financeiro.
Com a gestão consciente do teu capital, serás capaz de determinar quando e quais investimentos são possíveis naquele momento.
4 – Reduz custos não produtivos
Custos não produtivos são aqueles que consomem parte do capital de um negócio, porém não são revertidos em ganhos. Isto é muito comum em situações de desperdício.
Para identificá-los, precisas de fazer uma análise minuciosa de todas as despesas de modo a verificar onde estão os excessos. Só a partir daí é possível decidires se podem ser eliminados ou, pelo menos, reduzidos.
Esta medida também deve ser adotada regularmente, de forma a manter o negócio sempre produtivo e com o mínimo de desperdício que possa gerar prejuízos.
5 – Organização dos documentos
A gestão financeira também envolve a organização de documentos que identificam todas as atividades e operações como faturas, contratos, notas…
É interessante digitalizares todos estes documentos para facilitar o acesso e também garantir que estão seguros no computador. Além disso, teres os documentos em via digital pode auxiliar na utilização de ferramentas e softwares contabilísticos .
Ao seguires estas dicas e cuidados certamente conseguirás aplicar uma gestão financeira mais eficiente no teu negócio. Rapidamente vais conseguir obter resultados positivos para o crescimento da empresa!